domingo, 28 de outubro de 2007

O que fazer?


Quando você é vítima do bullying, ou conhece alguém que sofre, deve pedir ajuda a algum adulto responsável ou alguém que você confie e sabe que vai ajudar.
Na maioria dos casos em escolas, onde a vítima pede ajuda aos professores ou ao diretor, elas não recebem ajuda, por isso também cabe aos professores a OBRIGAÇÃO de impedir o bullying.


1) Evitar a companhia de quem pratica o bullying ou dos chamados “carrascos”;
2) Jamais falar com o agressor sozinho. É mais seguro falar com ele perto de outras pessoas;
3) Não responder às provocações;
4) Não manter a agressão em segredo. Não se deixar intimidar. Relatar os fatos aos professores, coordenadores, diretores ou responsáveis.

Na escola
- Pra começar é importante falar sobre o assunto. Saber que o problema existe é o primeiro passo para combatê-lo. Os professores devem conversar sobre bullying com os alunos na sala de aula e alertá-los que isso não é brincadeira.

- Organize um grupo de discussão, no qual todos possam ter uma chance de comentar o que não gostam, como apelidos chatos, e porquê. Falando numa boa, todos entendem que devem parar.
- Converse com o professor ou coordenador e faça um concurso da classe mais amiga da escola. Cada classe pode escolher como prefere demonstrar a amizade. Use os termos amizade, tolerância, respeito e solidariedade.
- Reúna a galera da sala de aula e façam junto um pacto antibullying. Todos devem se unir e cuidar para que nenhuma agressão aconteça entre os colegas.

- Os professores devem buscar mais informações sobre bullying para que não rotulem os alunos.

- Tanto agressores como vítimas precisam de acompanhamento e apoio e, muitas vezes, acompanhamento de psicólogo, neurologista, psiquiatra, etc.

- Não dê descanso à campanha.




Nenhum comentário: