domingo, 28 de outubro de 2007

Estatísticas

Brasil


Segundo a pesquisa realizada pelo Ibope, de 5.482 alunos entre 5ª a 8ª séries de 11 escolas do Rio de Janeiro, mais de 40,5% admitem ter praticado ou ter sido vítimas de bullying;

O bullying já atinge 45% dos estudantes de ensino fundamental do país, seja como agressor, vítima ou em ambas as posições;

2.000 entrevistados, 49% estavam envolvidos com a prática --22% eram vítimas, 15% agressores, e 12%, vítimas agressoras;

Esses números batem com estatísticas internacionais e traçam um perfil: as vítimas são tímidas, de ambos os sexos, possuem alguma característica marcante, tanto comportamental como física (obesidade ou baixa estatura, por exemplo), possuem, em média, 11 anos e não reagem contra a gozação.

Já os agressores têm entre 13 e 14 anos e gostam de mostrar poder, por isso, costumam serem líderes de seu grupo de amigos e, em muitos casos, foram mimados pelos pais e a maioria é constituída por meninos (60%). "Mas as meninas são mais cruéis. Tramam fofocas e intrigas para excluir colegas", diz Cleo Fante, coordenadora do centro e organizadora do 1º Fórum Brasileiro sobre Bullying Escolar.


"Os jovens de hoje são mais agressivos do que os das gerações anteriores", afirma o psicólogo e pedagogo italiano, Alessandro Costantini.

"Se uma criança ganha um apelido de que não gosta muito, mas o encara sem traumas, não há porque se preocupar", diz o coordenador do Programa de Redução do Comportamento Agressivo entre Estudantes da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência, Aramis Lopes. "Mas se ela muda seu comportamento, reclama para ir à escola, se isola no recreio e deixa de ser convidada para atividades, é preciso intervir. Para começar, uma boa conversa."

7 comentários:

RBM disse...

Teria como eu ter acesso ao modelo do questionario? Na escola em que trabalho, estamos realizando uma cmapanha sobre bullyng, como trabalho com Geografia, queria fazer persquisa com este modelo de questionario na escola. Aguardo retorno!

Unknown disse...

Bullying é um assunto muito sério e deve ser tratado com muita delicadesa principalmente para com as vítimas.As vezes isso se torna um trauma para toda a vida.

Paulinha Andrade disse...

No colégio em que estudo estamos fazendo uma feira cultural, e o assunto é Bullying e Cyberbullying, e ficarei com as partes de dados estatisticos.Obrigado, isso ajudou.

Cia Atores de Mar´ disse...

Por favor qual a fonte desta pesquisa?
Mar´Junior - Cia Atores de Mar´

Andressa Camilo disse...

muito obrigado essa pesquisa vai me ajudar no trabalho da escola

Mary disse...

Muito bom esse texto... Ajudou e muito! Thanks#'*'

Unknown disse...

Esse assunto e muito complexo,mais
Interessante valeu muito bom....